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INFORMACAO

Estimados Clientes e Público em Geral,

Como é do conhecimento geral , a empresa Telecomunicações de Moçambique S.A  (TDM) no cumprimento da sua missão tem vindo a realizar investimentos tendo em vista melhor servir os seus clientes e o País.

Dos investimentos em curso, o de maior importância   é a construção da Espinha Dorsal da Rede Nacional de Transmissão(Backbone) com base na Fibra Óptica.

A Fibra Óptica é o meio que permite a transmissão de grandes volumes de informação, com maior qualidade e velocidade. Através deste meio  são transportados  sinais de operadores móveis, dados, rádio,  televisão e outros.

Como resultado da implementação do Backbone, a fibra óptica, neste momento, já liga a capital do país a 8 (oito) capitais provinciais. Prevê-se que as restantes capitais provinciais, nomeadamente Pemba e Lichinga, venham a estar ligadas à fibra óptica até finais de Abril do corrente ano.

Contudo, não obstante os esforços que a TDM está a realizar para melhor servir os nossos estimados clientes, têm-se registado ocorrências que prejudicam a qualidade de serviço por nós desejada.

Desde o início da implementação do projecto de fibra óptica, a TDM tem-se confrontado com vários cortes da mesma, as quais resultaram na interrupção das comunicações. A maior incidência dessas ocorrências verificou - se nestes primeiros dois meses do corrente ano. Em dois meses já foram registadas cerca de oito cortes na fibra, em diversos pontos do País, nomeadamente:

Dia 01 de Janeiro de 2009, cerca das 17:11 horas.

Foi registado o corte da fibra óptica em Inhambane, protagonizado por desconhecidos no percurso para a praia de Tofo, tendo causado a interrupção das comunicações com Inhambane e toda a zona centro e norte do País. Foram tomadas medidas para a sua reparação, a qual foi concluída no dia 02 de Janeiro de 2009, às 17:22 horas.

Dia 10 de Janeiro de 2009, cerca das 17:02 horas.

Registou-se novo corte da fibra óptica em Inhambane, mais uma vez na zona no percurso para a praia de Tofo, protagonizado por desconhecidos, originando o corte das comunicações com Inhambane e zonas centro e norte do País. Foram de novo tomadas medidas tendentes à sua reparação, a qual foi concluída às 23:25 horas do mesmo dia.

Dia 13 de Janeiro de 2009, a 13:40 horas.

Foi registado um corte da fibra óptica na zona da Brigada Montada, em Maputo, causado por um curto-circuito num cabo de energia instalado no local para a iluminação pública, do qual resultou a interrupção de comunicações fixas e de um operador móvel  com a cidade da Matola   outros locais circunvizinhos, incluindo Boane. A reparação desta avaria foi concluída no mesmo dia às 18:29 horas

Dia 13 de Janeiro de 2009, as 16:50 horas.

Houve corte da fibra óptica a 36Km de Alto - Molócué (Zambézia), no sentido Mugeba - Alto Molócué, protagonizado pela entidade que está a realizar trabalhos nessa estrada. Neste caso, não houve interrupção de comunicações que  continuaram a fluir através da rota alternativa de fibra óptica já instalada naquele percurso. A avaria foi reparada a 19 de Janeiro, quando eram cerca de 21:30 horas.

Dia 30 de Janeiro de 2009, às 08:30 horas.

Registou-se um corte da fibra óptica a 22 Km da localidade Zero, na Zambézia, em direcção a Lualua, devido a uma avaria mecânica, resultado da  cedência de um extensor que suporta a fibra óptica. Refira-se que a fibra entre Chimuara e Quelimane é aérea. Esta avaria  condicionou as comunicações para Quelimane e Nampula. A avaria só foi reparada no dia 01 de Fevereiro, as 16:29 horas,  devido ao mau tempo (chuva torrencial) que se fazia sentir no local.

Dia 16 de Fevereiro de 2009, as 11:18 horas.

Registou-se um corte da fibra óptica no troço Tete - Chimoio, a 40 Km de Catandica, em direcção a Guro, causado pela entidade que está a realizar trabalhos na estrada, tendo sido reparada quando eram 18:01 horas do dia 17 de Fevereiro de 2009. Esta avaria condicionou as comunicações fixas e dados para Tete.

Dia 17 de Fevereiro de 2009, a 13:11 horas.

Verificou-se o corte da fibra óptica em Xai-Xai, protagonizado pela entidade que está a construir a rede de distribuição de água daquela cidade, tendo interrompido as comunicações com Xai-Xai, Inhambane e as zonas centro e norte do País. A avaria foi temporariamente reparada quando eram 00:41 horas do dia 18 de Fevereiro de 2009, e o tráfego reposto na totalidade nessa altura

Dia 20 de Fevereiro, as 17: 31horas.

No âmbito da reparação definitiva da avaria do dia 17, registou-se uma nova avaria no local, tendo as comunicações restabelecidas as 22:32 horas do mesmo dia. Esta avaria afectou  as comunicações para  Inhambane e as zonas centro e norte do País.

Não obstante o facto de   na maior parte dos casos,  os eventos acima mencionados serem originados    por factores alheios a TDM, qualquer corte de fibra óptica constitui motivo de grande preocupação para a empresa, na medida em que, como referimos no inicio, esta infra-estrutura suporta parte significativa  das comunicações do País, (incluindo as de operadores de telefonia móvel, televisão e dados)

Cientes deste facto, a TDM está a tomar medidas em dois sentidos:

Por um lado, estão sendo desenvolvidas com vista a prevenção, isto é, acções tendentes a reduzir este tipo de ocorrências. Entretanto, como se verifica pelo relato de ocorrências acima feito, os cortes da fibra óptica, têm sido resultado, na esmagadora maioria dos casos, por acções de terceiros. Neste contexto, e no quadro da prevenção, a TDM está a desenvolver contactos com entidades responsáveis pela construção e reabilitação de infra-estruturas, bem como autoridades a vários níveis, nomeadamente autoridades locais. 

Por outro lado, a TDM está igualmente a desenvolver acções tendo em vista a redução do tempo de reparação das avarias e a consequente reposição do tráfego.

Entretanto, aproveitamos esta oportunidade para informar aos clientes e  público em geral, que dada a grande importância da Rede Nacional de Transmissão para as comunicações do País,  a TDM vai iniciar ainda durante o segundo trimestre deste ano, a implementação de um  projecto que visa dotar de redundância total a  rede , fazendo com que, para  cada capital provincial existam duas alternativas para escoar o tráfego. Deste modo a rede nacional de transmissão passará a ser menos vulnerável a interrupções de tráfego em caso de avarias.

Caro cliente e público em geral,

Pelos transtornos causados nas comunicações devido aos cortes da fibra óptica acima são reportados, a TDM endereça aos seus clientes e ao público, em geral, as mais sinceras desculpas.

Gostaríamos de reafirmar a preocupação permanente da TDM na prestação de um serviço de qualidade. A TDM reafirma o seu compromisso de que desenvolverá todos os esforços no sentido da melhoria constante da qualidade dos serviços prestados.

Maputo, 23 de Fevereiro de 2009

 
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