Home 

 

 

 

Frequent Asked Questions

P&R - "Frequent Asked Questions" é um espaço de perguntas e respostas dedicado a tirar todas as suas dúvidas. Este serviço foi idealizado com o objectivo de facilitar ao cliente a localização das respostas para as perguntas mais frequentes. O serviço estará em constante aperfeiçoamento. Para sua satisfação, caso ainda permaneça alguma dúvida não solucionada, este é o local, portanto, fique à vontade para nos perguntar.

REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS

Linhas Telefónicas

P: Quais são os documentos necessários para assinatura do contrato?
R: Nome completo e endereço do cliente; endereço e documento da casa ou local onde será instalado o telefone, fotocópia do Bilhete do Identidade; Selos de 2040,00 Mt (Dois mil e quarenta Meticais) e Pagamento de Caução. Clique para ver tarifário

P: Onde posso solicitar uma linha telefónica?
R: Basta que se dirija a uma das lojas TDM. Veja a lista de localização das nossas lojas.

P: Quantas linhas telefónicas posso solicitar?
R: O cliente pode solicitar quantas quiser, de acordo com as necessidades.

P: Como solicitar a transferência do nome do titular do telefone?
R: Basta que se dirija a uma das lojas da TDM (clique para ver localização) com os documentos que comprovem que detêm poderes para a mudança do nome do titular.

P: Como cancelar a instalação?
R: Basta que se dirija a loja da TDM, e preencha o impresso ao dispor.

P: É possível realizar a mudança de número?
R: Sim. Dirija -se a loja TDM e o seu pedido será satisfeito.

Débito Directo

P: Todos os bancos aceitam débito automático da minha conta telefónica?
R: Nesta fase, os seguintes bancos: BIM, BCI, BSTM e Banco de Fomento tem contrato com a TDM para fazer o Débito Automático de sua conta telefónica. Se possui uma conta num deste bancos, basta preencher uma declaração de "Autorização de Débito Directo" disponível nas lojas TDM ou nas instituições bancárias acima citadas. A TDM continuará enviando a factura contendo o valor a pagar ao seu endereço. A factura será debitada automaticamente na sua conta, entre os dias 19 e 26 de cada mês.

Factura Electrónica

P: O que faço para obter a factura electrónica?
R: A TDM oferece uma nova facilidade para seus clientes: O serviço de envio de Factura Electrónica por e-mail, a TELEcont@. Para aderir ao serviço, bastará preencher uma requisição para o envio da factura, que está disponível nas lojas TDM, informando o endereço electrónico completo. Tendo em vista a garantia de que a solicitação é efectuada pelo proprietário do serviço, o cliente pessoal deverá anexar ao processo fotocópias do BI, Passaporte ou DIRE e o cliente empresarial deverá apresentar uma declaração ou carta da empresa que autorize a solicitação do serviço. (fazer link para a página da TDM que contém a informação, não vale a pena efectuar uma grande explicação que poderá não ser completa ou estar actualizada)

Conferência a Três

P: Como posso falar com várias pessoas ao mesmo tempo em uma mesma ligação?
R: O cliente TDM pode contar com o serviço Conferência, que permite uma conversa a três, podendo falar simultaneamente com ambos interlocutores, ou alternadamente com cada um deles, evitando custos e deslocações necessárias. Para mais de três pessoas a TDM disponibiliza um serviço que tem de ser solicitado à operadora através do 100.
Para maiores informações, contacte a Direcção Comericial pelo telefone 21497211 ou pelo fax 21499500.

IMPULSOS TELEFÓNICOS/ TARIFÁRIO

P: Como posso fazer economia nas minhas ligações locais?
R: As chamadas estão pela metade do preço, das 20:00h às 06:00h, de Segunda a Sexta-feira e durante todo o dia aos Sábados, Domingos e Feriados.

P: Como se medem os impulsos telefónicos?
R:Os impulsos telefónicos medem-se pelo tempo de conversação. Para uma chamada local, o impulso dura três minutos, enquanto que para chamadas interurbanas a duração está de acordo com a distância entre os centros urbanos onde esteja a ser processada a chamada. Clique aqui para ver o Tarifário.

BLOQUEIO DE LINHA

P: Existe alguma forma de bloqueio temporário da linha telefónica?
R: Sim, solicite o serviço na loja mais próxima da sua morada.

PAGAMENTOS

P: Onde posso pagar a minha conta telefónica?
R: Nas lojas TDM, através da rede Multirede do BIM, ou através do serviço de Débito Directo na sua conta bancária, bastando para tal possuir uma conta nos seguintes bancos: BIM, BCI, BSTM e Banco de Fomento. Clique aqui para ver lista das lojas TDM

P: Posso efectuar o pagamento sem a factura telefónica em mãos?
R: Sim. Basta que se dirija a qualquer loja TDM sem a conta em mãos e indique o seu número de telefone ou de cliente para efetuar o pagamento.

P: Caso não consiga pagar a conta telefónica num mês, existe a possibilidade de parcelamento do débito?
R: Sim. Se estiver em dificuldades financeiras para o pagamento do seu débito, poderá solicitar o pagamento em prestações, bastando fazer uma nota à TDM e entregar na Direcção comercial de Maputo ou na Direcção da Área de Telecomunicações da sua Província.

P: O que acontece se eu não pagar a minha conta em dia?
R: O seu telefone fica suspenso, durante alguns dias, e posteriormente o contrato é rescindido.

P: Quando são cobradas multas e juros?
Multas - no caso de fazer o pagamento fora do período estipulado
Juros - Pagamento em prestações

P: Em quanto tempo minha linha será desbloqueada após o pagamento?
R: No prazo máximo de 48 horas.

VALOR DA FACTURA

P: Como faço para saber o valor da minha conta telefónica antes de recebe-la pelo correio?
R: Ligue para o número 177, a linha de Serviço de Atendimento ao Cliente. A ligação é gratuita e obtém informações sobre a data de vencimento da sua factura e valor a pagar. Pode ainda solicitar o mais novo serviço da TDM, a TELEcont@ - que consiste no envio da Factura Elctrónica para sua caixa de correio electrónico logo após a produção da mesma. Clique aqui para maiores informações sobre o serviço TELEcont@.

P: Como esclarecer os valores da minha conta telefónica?
R: Dirija- se a loja TDM, ou através do nº 177.

DUVIDAS/ CONTACTOS/ AVARIAS

P: Caso precise tirar dúvidas, fazer solicitações ou reclamações, como devo proceder?
R: Basta ligar para o 170 para participar avarias, 174 para informação sobre avarias. Para maiores informações, contacte a Direcção Comercial pelo número: 21497211, ou pelo fax: 21499500.

P: Quais são as possíveis causas para o meu telefone ficar mudo?
R: Verifique se a conexão da tomada está firme e bem acoplada. Se os fios do aparelho não apresentam nenhuma anormalidade como um fio descascado ou desligado, verifique se o volume da campainha não está na posição mínimo. Se a avaria persistir, ligue para o 170, e faça a participação.

P: Recebo chamadas de pessoas que me ligam a procura de alguém que não é daqui, o que devo fazer?
R: Primeiro deverá certificar se a pessoa não ligou para um número errado. Caso a situação persista, informe a TDM através dos números 179 ou 170.

 




   
Lançada nova politica de responsabilidade social

 

 
Contactos
2011 TDM © Marca Registada