Serviços Disponibilizados pela Rede IN da TDM

Os serviços actualmente disponíveis na plataforma IN adquirida pela TDM são:

PPT - Telefone pré-pago
PPS - Cartão virtual de Chamadas
FPH - Número Verde e Azul
VPN - Rede Privativa Virtual
VOT – Televotação

PPT - Telefone Pré-Pago

O telefone pré-pago, permite opcionalmente  ao seu utente ter uma linha em sua residência, escritório ou loja sem necessidade de ter um vinculo contratual com a TDM.

A solução do telefone pré-pago permite o controle pessoal e utilização de uma forma segura, financeiramente suportável da sua linha telefónica.

O subscritor destes serviços poderá fazer chamadas telefónicas ou aceder a outros serviços de telecomunicações mediante o pagamento em avanço destes, permitindo assim que este possua um crédito na sua linha telefónica.

À primeira vez que o subscritor usa estes serviços, o sistema associa automaticamente o crédito à sua linha telefónica, podendo assim, efectuar chamadas até ao limite do valor pré-pago (crédito). Periodicamente será necessário comprar novo crédito para continuar a beneficiar dos serviços.

Vantagens do Telefone Pré-Pago

De entre várias, as seguintes vantagens destacam-se:

  • O cliente tem o controle completo dos seus gastos em serviços de telecomunicações.
  • Antecipa a receita, uma vez o pagamento ter sido efectuado em avançado.
  • Aumenta o índice de cobrança, uma vez que o pagamento é feito em adiantado.
  • Rentabiliza a infra-estrutura de rede com novos serviços.
  • É flexível aos arranjos tarifários.
  • Permite uma redução significativa de custos de O&M e administrativos.

PPS - Cartão Virtual de Chamadas

Este cartão permite ao seu utente, mesmo estando fora da sua residência ou sem telefone poder realizar chamadas a partir de qualquer telefone da rede fixa da TDM (por exemplo cabinas públicas, hotéis, escritório ou casa de um amigo ou mesmo a partir do telefone de sua residência), sem que os custos sejam imputados ao terminal usado para o efeito. O custo da chamada é descontado directamente do seu cartão.

A TDM tem três tipos de cartão virtual, nomeadamente com valor facial de 50.000,00 MT, 100.000,00 MT e 250.000,00 MT. O marca adoptada pela TDM para os seus cartões é o “Bláblá”.

Para usar o cartão basta conhecer o numero do cartão e o seu PIN os quais encontram-se impressos numa zona sombreada do cartão, devendo-se raspar para se ter o acesso. Logo que disponíveis esses dois números deve-se ligar para o numero 1288, que é o numero de acesso á rede inteligente, de qualquer telefone da rede fixa da TDM e seguir as instruções do operador para efectuar a chamada desejada.

Vantagens do Cartão Virtual de Chamadas

  • Permite ao seu detentor ter mobilidade e facilidade de efectuar chamadas de qualquer local onde esteja instalado um telefone da rede fixa da TDM, quer seja escritório, cabina publica a cartão, assistida ou privada, residência e beneficiar de taxas mais baratas comparadas com as taxas de serviços de alguns operadores cobram aos seus clientes em viagem/transito (por exemplo hotéis).
  • Resolve o problema da falta de troco nas cabinas assistidas

FPH - Número Verde(Free Phone)

Este serviço permite as empresas promoverem seus produtos/serviços através do telefone sendo a chamada paga no destino. Contrariamente à forma habitual de suportar os custos do serviço, o prestador do serviço é que assume na totalidade os custos do mesmo. Este serviço é também designado por chamada paga no destino.

O número Verde é ideal para hotéis e indústria de turismo, informações de consumidor, sistemas de entrega ao domicílio, organizações de serviço social, anúncio de agências, marketing profissional e outros.

O serviço de Número Verde é considerado como um dos  serviços mais populares  de IN no mundo inteiro; na Europa e América é conhecido como a "ligação gratuita" ou serviço 0-800. Na Índia também é conhecido como o serviço 1-600.

Vantagens do Número Verde

Permite fazer chamadas de forma fácil, directa e gratuita pelo originador da chamada. O número de acesso é sempre o mesmo, independentemente da  região de  onde é efectuada a chamada.

O Número Verde dispõe de facilidades adicionais para melhor responder às necessidades dos clientes, tais como:

    • Encaminhamento Temporal - de acordo com o dia e a hora é possível encaminhar as chamadas recebidas para diferentes destinos.
    • Reencaminhamento de chamadas - caso o número de destino esteja ocupado ou inacessível, as chamadas podem ser automaticamente reencaminhadas para outros destinos, até um máximo de três.
    • Multidestino - com base em códigos numéricos é possível associar o Número Verde a um máximo de dez destinos à escolha do cliente. Após a marcação do Número Verde Universal o utilizador é convidado a marcar, em DTMF (por tons), o número de destino que faz parte do plano de marcação privado indicado pelo cliente.
    • Controlo de Segurança - para clientes que pretendam maior segurança no acesso via Número Verde, a efectivação de chamadas fica dependente da inserção correcta de um código de segurança.
  • Diversificação do mercado pela angariação de clientes, disponibilizando chamadas a custo reduzido em todo o país.
  • O serviço não introduz a necessidade de mais linhas de rede ou outro tipo de equipamento adicional.
  • Maior facilidade de memorização do número.
  • Torna a publicidade mais eficaz. Número único e igual em todo o país, o que facilita a inserção de anúncios e peças promocionais. Melhora a qualidade de imagem e aumenta a satisfação dos clientes.
  • Representa uma vantagem competitiva face à concorrência.
  • Permite a centralização e controlo das despesas. Possibilita o aparecimento de todos os registos de comunicação no documento da facturação detalhada, reduzindo o trabalho administrativo.

FPH - Número Azul

A solução do Número Azul disponibiliza um serviço automático de chamadas com custo repartido entre o utilizador (geralmente o custo de uma chamada local para este) e o cliente do serviço independentemente da origem e destinos reais.

Este serviço está orientado para empresas ou organismos que desejam ter á disposição de todos com quem se relacionam diariamente um número de telefone com um custo fixo, normalmente de chamada local.

É destinado sobretudo ao mercado empresarial, em particular a empresas e outras entidades cuja actividade contenha uma importante componente de atendimento telefónico e serviços públicos.

Com a opção de controle de custos, o cliente do serviço tem garantia de que o orçamento destinado à promoção do contacto não é ultrapassado por um número elevado e inesperado de chamadas.

Vantagens do Serviço de Número Azul

  • Diversificação do mercado pela angariação de clientes, disponibilizando chamadas a custo reduzido em todo o país.         
  • O serviço não introduz a necessidade de mais linhas de rede ou outro tipo de equipamento adicional.
  • Maior facilidade de memorização do número.
  • Torna a publicidade mais eficaz. Número único e igual em todo o país, o que facilita a inserção de anúncios e peças promocionais. Melhora a qualidade de imagem e aumenta a satisfação dos clientes.
  • Representa uma vantagem competitiva face à concorrência.
  •  Permite a centralização e controlo das despesas. Possibilita o aparecimento de todos os registos de comunicação no documento da facturação detalhada, reduzindo o trabalho administrativo.

Capacidades adquiridas pela TDM

Para a fase inicial a TDM adquirir as seguintes capacidades por serviço:

PPS (Pré Pago à cartão) 300 mil cartões
PPT (Pré Pago Fixo) 60 mil Assinantes
VPN (Rede Privada Virtual)     2500
VOT (Televotação)      2,5 CAPS
FPH Número verde (Free Phone)    

1000

»»Home««

 
Introdução
Conceito Genérico da IN
Serviços Disponibilizados pela Rede IN da TDM
Cobertura inicial daRede IN



© Telecomunicações de Moçambique 2004
T D M - DSI