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INFORMACAO

TDM reafirma compromisso de Oferecer Comunicações mais fiáveis

O Conselho de Administração veio a público reafirmar o compromisso da empresa Telecomunicações de Moçambique S.A. de dotar o país de uma Rede Nacional de Telecomunicações mais fiável, mais robusta e de grande capacidade. Prevê-se que até finais de Julho o troço Inchope/Maputo, passando por Vilankulo, Inhambane e Xai-Xai esteja concluído, permitindo a redundância entre o sul e centro do pais. De igual forma, a ligação das Províncias da Zambézia e Nampula está assegurada para este ano, através do troço Mutarara-Gurue, ficando previsto para 2011 a ligação em Fibra Óptica do troço compreendido entre Lichinga e Pemba.

Este pronunciamento aconteceu durante a conferência de imprensa realizada com o objectivo de dar a conhecer a conclusão dos trabalhos de ligação do Cabo de Fibra Óptica que havia sido cortado a 110 Km de Vilankulo, criando constrangimentos nas comunicações de voz, dados e Internet nas regiões centro e norte do país, durante o período compreendido entre os dias 26 de Abril e 09 de Maio do corrente ano.
Durante este período, uma vasta equipe de técnicos trabalhou incansavelmente no sentido de encontrar uma solução para a avaria, no mais curto espaço de tempo, e simultaneamente criar rotas alternativas para o escoamento do tráfego, com o objectivo de minimizar os efeitos provocados pelas restrições nas comunicações. Prontamente foi identificado um fornecedor de serviços, a France Telecom Marine, que tinha uma embarcação a realizar trabalhos num outro cabo, no Oceano Índico, perto da costa moçambicana, o que tornou possível o restabelecimento antecipado das comunicações, abreviando o período inicial previsto de 28 para 13 dias.

O Conselho de Administração deixou saber ainda que os custos resultantes da avaria montam a cerca de 1,2 milhões de Dólares Norte Americanos, correspondentes a despesas de reparação, aluguel do sinal de satélite utilizado para garantir os serviços mínimos neste período, assim como o pagamento de materiais e outros serviços complementares.

O Presidente do Conselho de Administração endereçou ainda um agradecimento especial a todos os clientes afectados pelo corte da Fibra Óptica pela compreensão manifestada, às entidades que deram o seu apoio multifacetado e ao público em geral, pela compreensão e pela confiança dispensadas.

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