26/17/2005 - TDM noticias 

Empreendimento de vulto para o País

TDM possibilita expansão do cabo de fibra óptica para a Zambézia

Dentro de um ano, a província da Zambézia fará parte do mapa da Rede Nacional de Transmissão, mercê da instalação de um sistema em cabo de fibra óptica, entre as cidades da Beira e Quelimane, no âmbito da expansão do desenvolvimento da espinha dorsal da rede de telecomunicações, para todo o País.

Com a implementação deste projecto, será dado mais um importante passo para interligar as regiões Sul, Centro e Norte do País, com uma infra-estrutura de banda larga, cumprindo-se uma importante e histórica etapa no longo percurso, rumo à edificação de uma verdadeira Infra-estrutura Nacional de Informação - um instrumento fundamental para o desenvolvimento económico e social de Moçambique.

Com efeito, após a sua conclusão, será significativamente melhorada a qualidade nas comunicações telefónicas fixas e móveis, para além de permitir igualmente a transmissão de dados, imagem, televisão, entre outros serviços disponibilizados actualmente pela TDM.

Foi com este propósito que foi assinado, a 22 de Julho último, um importante contrato entre a empresa TDM-Telecomunicações de Moçambique, SARL e a empresa Siemens SA, para a instalação daquele sistema, que vai beneficiar para além da cidade de Quelimane, outras localidades nas províncias a Centro do País, por onde o cabo de fibra óptica será igualmente instalado, nomeadamente a cidade do Dondo e as localidades de Savane, Muanza, Inhaminga, Inhamitanga, Caia, Chimuara e Nicoadala, nas províncias de Sofala e Zambézia.

Investimentos de 8 milhões USD

No total, serão investidos na sua implementação cerca de oito milhões de dólares norte-americanos, em resultado de um financiamento concedido pelo DBSA-Development Bank of South Africa.

Através deste empreendimento de vulto para o País, a TDM dá um passo importante no seu vasto programa de construção da espinha dorsal, da Rede Nacional de Transmissão, que já teve início com a instalação do cabo submarino, entre as cidades de Maputo e da Beira, com pontos de amarração intermédios nas cidades capitais das províncias de Gaza e Inhambane e ainda a cidade costeira de Vilankulo.

É através desta rede de banda larga, suportando diversos serviços entre os quais de dados, imagem, rádio e internet, que se permite a transmissão do canal de televisão da TVM e mais recentemente da STV, a partir dos estúdios centrais em Maputo para as províncias de Gaza, Inhambane e Sofala.

De referir que, após a efectivação desta ligação entre as cidades da Beira e Quelimane, será possível estender a espinha dorsal à zona Norte do País, nomeadamente para Nampula, Nacala, Cuamba, Lichinga e Pemba, cujos projectos estão actualmente em fase de adjudicação, ou de lançamento dos respectivos concursos.

A importância da rede

A implementação deste importante projecto, ao nível nacional, enquadra-se na estratégia da TDM, SARL, orientada para a edificação de uma espinha dorsal da infra-estrutura da Rede Nacional de Transmissão, condição essencial e indispensável para a disponibilização e oferta de uma variada gama de produtos e serviços de telecomunicações.

Com efeito, na sequência deste projecto de carácter eminentemente estruturante, o País passará a dispor, pela primeira vez na sua história, de uma moderna plataforma tecnológica que, de uma forma sustentada, permitirá dentre outros, a disponibilização de um suporte infra-estrutural para a oferta de serviços e aplicações de banda larga e multimédia e a expansão da capacidade e melhoria da qualidade das comunicações telefónicas fixas e móveis entre os principais centros urbanos e rurais nas regiões Sul, Centro e Norte do País.

Permitirá ainda a criação de condições de infra-estrutura para o transporte de sinais de radiodifusão sonora e televisiva, o transporte de tráfego de outros operadores de serviços de telecomunicações, bem como a facilitação do acesso às tecnologias de informação e comunicação e serviço a internet.

Veja as imagens do acto da assinatura.» Click

 
© 1999 2009 TDM.Todos os Direitos reservados