Sub-Comité da SATA reuniu-se em Maputo

O Sub-Comité da SATA, para Políticas e Estratégias de Telecomunicações, esteve reunido nos dias 12 e 13 de Novembro, nas instalações do IFT - Instituto de Formação de Telecomunicações, em Maputo.

O evento, patrocinado pela TDM, SARL, teve em vista proceder a passagem formal da coordenação do projecto "Strengthening of SADC Operators Human Resource Planning and Training Functions" da SATCC para a SATA.

Este projecto, que decorre desde 1998, teve, entre outros objectivos:

  1. Implementação de um modelo regional de planeamento de recursos humanos das empresas operadoras de telecomunicações da região,
  2. Criação de Centros de Excelência regionais, através de um programa de transformação de três centros de formação em telecomunicações, localizados em Moçambique (IFT), Botswana (BTCA) e Zimbabwe (TOCL).

Dois destes centros (IFT e TOCL) receberam, no decurso deste mesmo encontro, diplomas de certificação da SADC como "Centros Regionais de Excelência".

A transferência da coordenação do projecto da SATCC para a SATA surge na sequência do facto de a SATCC estar a mudar a sua sede de Maputo para Gaberone (sede da SADC) no âmbito das reformas em curso naquele organismo regional.

De referir que a SATA (Southern Africa Telecommunications Association) tem como membros operadores de telecomunicações da região Austral de África, com intervenção na área de padronização e harmonização de políticas e estratégias de telecomunicações na região, bem como na adopção de tecnologias do ramo.

A cerimónia de abertura do encontro foi orientada pelo Administrador-Delegado da TDM, Eng.º Salvador Adriano.

Confira as fotos reunião da SATA

 
© 1999 2009 TDM.Todos os Direitos reservados