Relatório do Conselho de Administração
Estudos de Viabilidade e Procurement de Projectos

Foram prosseguidas as acções com a União Europeia com vista à conclusão do dossier de procurement do projecto de comunicações rurais para Gaza e Inhambane a ser coberto com fundos doados por aquela instituição. Na sequência da reavaliação e confirmação do mesmo pela instituição financiadora estão garantidos fundos para a extensão da rede de telecomunicações para 39 distritos e localidades daquelas províncias do sul do País.

Foram concluídos os requisitos contratuais e administrativos para o início do estudo de viabilidade para o projecto de telecomunicações para a província de Tete. Este projecto será financiado com fundos maioritariamente do BADEA (85%) e o estudo de viabilidade em referência tem o início previsto para o I trimestre de 2002.

No quadro da expansão e modernização da rede de Maputo foram concluídos os cadernos de encargo e lançados em Abril de 2001 concursos internacionais e posteriormente iniciadas negociações contratuais para o desenho, fornecimento e instalação de:

  • Uma rede de fibra óptica de interligação e acesso;

  • Uma rede de centrais telefónicas de trânsito regional e locais.

Foram prosseguidas com a Ericsson AB acções com vista à clarificação de aspectos de natureza técnica indispensáveis ao desenho de soluções de comutação para expansão e modernização das centrais AXE nos principais centros urbanos, (capitais provinciais e principais sedes de distrito) nas regiões do Centro e Norte do País num total de cerca de 15.500 acessos.

Foi assinado com a Alcatel Space Industries um contrato para o fornecimento e instalação de equipamentos nas principais estações terrenas do País com vista a permitir o aumento da capacidade da Rede doméstica via satélite. Foi assinado o contrato com a empresa Q- Telecel da Alemanha para expansão para o sul e noroeste da província de Gaza do sistema de FWA (Fixed Wireless Access) oferecido em 2000 aquando da ocorrência de cheias naquela região do País. Este projecto irá resultar num acréscimo de 840 linhas de rede a serem disponibilizadas em torno de 4 estações de base remotas, localizadas em Chizavane, Chibuto, Macia e Bilene cobrindo uma superfície de cerca de 12 000 Kms².

Para responder de forma rápida e eficiente às crescentes necessidades de desenvolvimento da rede móvel celular foi assinado um acordo de longa duração com a Alcatel CIT visando o fornecimento e instalação de equipamentos e sistemas diversos no valor de Euros 36 milhões para os próximos 3 anos. Com base neste acordo serão desenvolvidos projectos e acções com vista à expansão da rede móvel a nível nacional, introdução de novos suportes tecnológicos e resolução de problemas pontuais de cobertura e de capacidade.

Foi assinado com a Siemens ICN de Itália um contrato para o fornecimento e instalação de um feixe hertziano digital de grande capacidade para a ligação Beira - Chimoio - Manica que complementará em termos de infra-estrutura o projecto da Rede Nacional de Transmissão Fase I. Adicionalmente e ao abrigo do mesmo projecto estão previstas expansões da ligação Maputo - Monte Ponduíne e ainda Monte Xiluvo - Nhamatanda.

..:: Investimento Realizado  : Estudos de Viabilidade e Procurement de Projectos  :  Implementação de Projectos ::..
..:: voltar ::..
 
© 2001 2002 2003 TDM.Todos os Direitos reservados