Relatório do Conselho de Administração
RECURSOS HUMANOS E FORMAÇÃO

Os Recursos Humanos são considerados um dos principais factores para a prossecução dos objectivos estratégicos da empresa. Foi assim desenhado um conjunto de acções enquadradas nas políticas dos recursos humanos, que visam elevar o desempenho e motivação, bem como garantir a retenção dos quadros e um nível de prestação de serviços ao cliente cada vez mais exigente.

Para tal e considerando os recursos humanos como o principal activo institucional, a TDM ao longo do ano de 2001, desenvolveu esforços significativos de modo a fortalecer a sua capacidade profissional e de resposta aos principais desafios impostos pelo mercado laboral que se tem tornado mais dinâmico nos últimos anos.

Consequentemente, em 2001 a empresa concebeu um Sistema de Gestão e Desenvolvimento de Competências, que conduziu à definição do Portfólio de Competências Chave através do mapeamento das competências transversais e específicas requeridos pela estratégia e do Plano de Negócios.

Enquadrado na concepção do sistema, foi também elaborado um plano de desenvolvimento como resultado da avaliação das competências específicas e transversais, o qual assegurará o desenvolvimento dos recursos humanos e das condições de suporte que permitirão a criação das competências identificadas.

Em Dezembro de 2001, o número total de colaboradores da TDM era de 2.308, dos quais 254 (11%) eram Técnicos Licenciados e Bacharéis, 1.414 (61%) Técnicos Médios e 640 (28%) Técnicos Básicos e Elementares.

O índice de colaboradores por mil linhas de rede passou de 27 em 2000 para 26 em 2001 como resultado da contenção do efectivo e do crescimento do parque telefónico.

A empresa apresenta um quadro de colaboradores com uma estrutura etária maioritariamente jovem, o que é importante para a adaptabilidade às constantes e rápidas mudanças no mundo das telecomunicações. Do total do efectivo, 1.472 (64%) colaboradores encontram-se na faixa etária dos 31 a 45 anos de idade.

A formação é uma preocupação permanente da empresa. Neste contexto, 1.790 colaboradores beneficiaram de acções de formação nas áreas Técnica, Administrativa e de Gestão, dentro e fora do País, num total de 155 cursos.

Importa referir que, para a elevação do nível académico dos seus quadros, a empresa atribuiu 93 bolsas de estudos a colaboradores para frequentarem cursos de nível superior, dentro e fora do País.

Paralelamente, realizou-se ainda um acompanhamento da assistência técnica prestada pela empresa TELENOR à implementação do Modelo de Planeamento de Recursos Humanos adoptado por quase todos os países da SADC, com o objectivo de consolidar o domínio das técnicas e ferramentas de planeamento já em implementação no contexto da elaboração do Plano de Negócios da Empresa como um todo.

Com vista a dotar a empresa das competências necessárias para melhorar a capacidade de resposta na área de formação, nomeadamente, levantamento das necessidades de formação e desenvolvimento de cursos, decorreu ao longo do ano um projecto de reestruturação da unidade de formação.

 
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